Em apoio à campanha Abril pela Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRLB realizou o evento “Um por todos e todos por um”, que promoveu, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), oficinas temáticas sobre o papel dos profissionais e da população em geral na segurança do paciente hospitalar. O evento contou com a participação de funcionários, público externo e familiares de pacientes do Hospital Regional.
Entre os assuntos abordados nas oficinas, estão a identificação segura de pacientes, prevenção de infecções e lesões hospitalares, comunicação interdisciplinar na saúde e processo seguro de hemotransfusão. Durante cada oficina, profissionais especializados do HRLB forneceram informações pertinentes ao público e fizeram demonstrações práticas de ações que cooperam com a segurança hospitalar.
Jenny Arcentales, enfermeira e coordenadora do NSP, comenta que a cultura de segurança do paciente deve ser prioridade nos diferentes setores de uma organização de saúde, desde o atendimento até o suporte. “A experiência do paciente durante o processo de atenção à saúde deve ser trilhada pela satisfação, pela qualidade e a segurança em todos os processos. A empatia e comunicação eficaz com a equipe de saúde são ferramentas importantes para evitar riscos desnecessários ao paciente” – comenta.
O Núcleo, criado em 2016, tem como objetivo integrar as diferentes instâncias que trabalham com riscos dentro da instituição, mantendo o paciente seguro independente do processo de cuidado ao qual ele está submetido e evitando incidentes indesejados. Aqueles que desejam comunicar ao grupo alguma percepção de risco ou incidente que possa ocorrer no HRLB, podem acessar a Ficha de Notificação de Incidentes e Eventos Adversos através do link www.consaude.org.br/ficha-notificacao-nsp