Oncologia do HRLB recebe doação das “Almofadas do Coração”

Nesta sexta-feira (12), o setor de Oncologia do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB) recebeu a doação das “Almofadas do Coração”, confeccionadas para pacientes em tratamento do câncer de mama. O formato de coração permite o encaixe embaixo da axila, ajudando a aliviar as dores e o desconforto ocasionados no pós-operatório das cirurgias de mastectomia e pelo esvaziamento axilar. Além disso, simboliza uma mensagem de carinho e atenção com as pacientes. As peças foram doadas pelas artesãs Waléria Ivo e Edileide Gonçalves, de Santos/SP.

Waléria iniciou a ação voluntária em 2015, durante a campanha do Outubro Rosa, quando foi convidada para integrar um grupo de confecção das almofadas. A partir disso, decidiu juntar outras voluntárias para conseguir fornecer doações durante o ano todo. “Aquilo me impactou e eu decidi juntar minha irmã e minhas amigas. Hoje, eu faço isso porque me marcou muito. E aí eu comecei a fazer sempre, porque o câncer de mama não tem só em outubro. Já é a terceira vez que a gente faz a entrega aqui, sempre fomos muito bem recebidas” – comenta.

Além do carinho no processo de confecção, o grupo também preza por entregar um produto com “tecido 100% algodão, lavado somente com água para tirar a tinta e a goma, não causando alergia nas pacientes”, como explica Waléria. “Riscamos, cortamos, costuramos, enchemos e fechamos com ponto invisível. Por fim, ensacamos e doamos” – complementa.

Ernandes Davies de Fontes, coordenador do setor de Oncologia, recebeu as doações em conjunto com a equipe e agradeceu pela entrega das peças, reforçando a importância dessa ação no bem-estar das pacientes.

Compartilhe