Semana da Enfermagem do CONSAÚDE termina com recorde de participação

Edição de 2012 obteve grande presença de profissionais das diversas unidades do Consórcio e promoveu intensa troca de conhecimento técnico-científico

A edição de 2012 da Semana da Enfermagem, para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, ocorrida nestas últimas duas semanas, representou uma grande celebração e objetivos almejados em relação a integração e promoção das diversas unidades que o compõem, em prol da valorização do setor de enfermagem. Com essa abordagem, o recorde de público este ano marcou o evento, quando mais de 70% dos funcionários da enfermagem do CONSAÚDE participaram das programações. Aproximadamente 520 profissionais da área atuam nas unidades integrantes do Consórcio.

Atualmente, a enfermagem constitui mais de 50% dos recursos humanos do CONSAÚDE e está presente na totalidade dos serviços, o que demonstra por si só a importância da categoria dentro de suas unidades. Dessa forma foi destacada e incentivada, por parte da Diretoria da instituição, a necessidade de integrar a mesma junto aos colaboradores da área com o intuito de promover um debate mais efetivo da parte técnica e mostrar o momento presente da enfermagem dentro do Consórcio: seus protocolos, técnicas adotadas, serviços oferecidos, grau de humanização, entre outros destaques.

Os eventos ligados a data promoveram o trabalho em equipe, destacaram a qualidade técnica do trabalho oferecido nas diversas unidades e realizaram uma intensa troca de conhecimento, que além da integração, foram as bases da Semana da Enfermagem do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira no ano de 2012.

Unidades HRVR, CAR, CEFORH, SAMU Vale do Ribeira e a 6ª Semana de Enfermagem

Durante a programação da 6ª Semana de Enfermagem realizada em Pariquera-Açu/SP, e que reuniu as unidades localizadas no Vale do Ribeira, com exceção do Hospital de Apiaí, foram apresentados trabalhos e palestras que trouxeram ao público presente as diversas técnicas e protocolos utilizados atualmente no setor.

Os debates e palestras ocorridos puderam confrontar as diversas visões dos profissionais quanto ao trabalho praticado nas unidades do CONSAÚDE, como está sendo repassado o ensino de enfermagem na região, o quanto o Consórcio está atualizado perante o cenário da enfermagem no Brasil e qual o status dos serviços prestados quando comparados aos hospitais e instituições de saúde localizados nos grandes centros urbanos e capitais brasileiras, tanto no setor privado quanto no público.

O evento além de mostrar o que é realizado no dia a dia do CONSAÚDE, no aspecto de técnicas de saúde e protocolos, permitiu também que funcionários de diversos setores conhecessem o que os demais fazem e o alto nível técnico-científico presente na instituição quanto aos procedimentos de enfermagem.

6ª Semana de Enfermagem ocorreu, dias 7 a 11 de maio, no auditório do Hospital Regional Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu/SP, e contou com a presença de aproximadamente 800 espectadores entre estudantes e profissionais de saúde.

Hospital Regional de Itanhaém realiza sua primeira Semana da Enfermagem

Já no Litoral Sul,  onde localiza-se uma das maiores unidades do CONSAÚDE, o Hospital Regional de Itanhaém, realizou-se uma programação com palestras entre os dias 14 e 18 de maio, no período da tarde, com os temas: Humanização, Ética Profissional, Anotação de Enfermagem, Aleitamento Materno e Segurança do Paciente.

A enfermagem do HRI/CONSAÚDE vem sendo bastante atuante em sua região de atendimento devido aos inúmeros eventos e programações realizadas durante todo o ano. Só em 2011 ocorreram: a Semana Rosa, no mês de outubro, que é o mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama, a Semana da Amamentação, entre outras atividades de cunho técnico e para multiplicação do conhecimento.

Já em 2012 foram promovidos o Coral do Dia das Mães e a participação da equipe de enfermagem em uma gincana promovida no município de Itanhaém referente ao Aleitamento Materno, quando a equipe do HRI/CONSAÚDE obteve o 4º lugar entre os participantes. Esta foi a 1ª Semana de Enfermagem na unidade do Litoral Sul e obteve grande participação dos profissionais.

Hospital Dr. Adhemar de Barros, em Apiaí

Já em Apiaí/SP, no Hospital Dr. Adhemar de Barros, também foram realizadas palestras ligadas ao setor. No dia 15 de maio os temas discutidos entre os presentes foram a Anotação de Enfermagem e a Humanização no Parto, ambas ministradas por enfermeiros do HRVR, um exemplo da integração.

Já no dia 16 uma vídeo conferência com profissionais do COREN/SP, através de uma Mesa Redonda, discutiu o caso das Urgências e Emergências, ,ais precisamente, o Aspecto ético no APH (Atendimento Pré-Hospitalar), Gerenciamento e Treinamento em Sala de Emergência e Saúde do Adulto.

Os eventos de enfermagem do CONSAÚDE fizeram parte das programações relativas à Semana de Enfermagem que tem como objetivos principais integrar as equipes e discutir questões técnicas relativas à área. Durante o mês de maio são comemorados os dias do Enfermeiro (12) e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Conforme o calendário comemorativo, ambas as datas estão sendo celebradas durante os eventos da Semana da Enfermagem.

O CONSAÚDE, como administrador das unidades desempenhou papel de grande relevância ao apoiar e fornecer desde o início as ferramentas necessárias para que seus profissionais da área de enfermagem pudessem celebrar sua importante data. O Consórcio agradece o trabalho e dedicação de todos em prol dos pacientes do Sistema Único de Saúde, do Vale do Ribeira ao Litoral Sul, parabéns a todos.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12