Serviço de ouvidoria garante satisfação dos pacientes do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua

O serviço de ouvidoria do Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, é um canal de comunicação entre o cidadão e as unidades de saúde administradas com a finalidade de receber manifestações como sugestões, reclamações, denúncias e elogios. No Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu, o serviço é coordenado pela ouvidora Carine Tognetti Rocha.

Para os usuários do Hospital, o serviço é a possibilidade de conseguir soluções para situações que envolvam o atendimento. As solicitações e reclamações são encaminhadas mensalmente à Secretaria de Estado de Saúde. Mensalmente, de 80% a 100% das queixas são solucionadas.

O serviço foi implantado para produzir as melhorias necessárias ao setor da saúde e garantir a satisfação dos usuários. As reclamações variam desde demora no atendimento até mais humanização. “Os usuários enviam muitos elogios também, recebemos muitas cartas que elogiam o atendimento prestado por médicos e enfermeiros”, afirma a ouvidora Carine.

Em um dos elogios, a paciente de Registro Joconda Felipe Gomes, afirmou: “O atendimento e o tratamento dos profissionais com os pacientes é muito bom no setor de oncologia”. A paciente Noêmia Pereira, de Cajati, teceu elogios com relação à distribuição de remédios. “Excelente atendimento hospitalar, no que diz respeito aos remédios para continuação de tratamento após a alta”, escreveu.

Todas as manifestações feitas à ouvidoria são protocoladas. No último mês de junho chegaram 30 cartas e cinco e-mails. A ouvidora recebeu 12 usuários e seis telefonemas. No total, foram 77 atendimentos, variando entre solicitações, reclamações, elogios, informações e sugestões. Apenas uma denúncia foi feita. Neste caso, a partir da delação é feito um levantamento para atestar a veracidade da ocorrência descrita.

O mês que registrou maior número de atendimentos foi abril, com um total de 113 manifestações. A ouvidoria também realiza pesquisas e o trabalho é ideal para que auxiliar nas melhorias necessárias.

Os usuários podem enviar reclamações, solicitações, pedir informações, dar sugestões e fazer elogios por meio de cartas, e-mail, pessoalmente ou pelo telefone. O endereço é Rua dos Expedicionários, 140, centro de Pariquera Açu. O e-mail é ouvidoria@consaude.org.br. O telefone é o (13) 3856.1033. Outra opção é depositar a manifestação por escrito nas urnas do serviço de atendimento ao usuário, instaladas nas unidades administradas pelo Consaúde. A ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Compartilhe