SESMT registra redução no número de acidentes de trabalho no HRLB

O número de casos de acidentes de trabalho no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua – HRLB, administrado pelo CONSAÚDE, sofreu redução nos últimos anos. O resultado se deve ao trabalho realizado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), que iniciou suas atividades em julho de 2006 atuando nas unidades HRLB, CAR, SAMU e Laboratório Regional. A partir desta época, o Serviço deu início a treinamentos de conscientização; aplicação dos conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho aplicada ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir e até eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador.

O SESMT passou a registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais; entre outras atividades. O ano de 2016 foi o que registrou o menor número de acidentes de trabalho: 30, tendo redução de oito casos em comparação ao ano anterior. Houve redução também nos dias de afastamentos do trabalho. Em 2016, foram 105 dias, uma diminuição de mais de 100% com relação a 2015.

O número de acidentes com materiais perfurocortantes lidera os casos: 30,25%, sendo que a maior parte acontece no Pronto-Socorro e no Centro Cirúrgico, ambos com 8,36%. Segue liderando a lista de acidentes que ocorrem na área externa do Hospital, com 10,16% dos casos.

Os indicativos revelam um trabalho importante de conscientização. Após 2010, o número de acidentes diminuiu consideravelmente. Para alcançar estes patamares, foram realizados trabalhos de prevenção, treinamentos de conscientização sobre os riscos ambientais e investigações de acidentes de trabalho já com as medidas preventivas.

No comparativo anual de acidentes de trabalho dos anos de 2007 a 2016, no HRLB, constatou-se que, após o início dos registros de CAT’s pela Segurança do Trabalho em 2007, houve um aumento nas notificações. Isso graças ao processo de conscientização realizado pelo SESMT sobre a importância do registro do Comunicado. O setor tornou-se referência para este registro e um suporte para que os números de acidentes de trabalho tornem-se cada vez menores.

graph

Compartilhe