SIPAT aborda saúde e cuidado

Com o tema “Cuidar de quem cuida”, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2016/2017 e o SESMT, realizaram mais uma SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes. O evento aconteceu no auditório do CONSAÚDE, com ciclo de palestras e dinâmicas de grupo.

A SIPAT aconteceu nos dias 16 e 17 de março, no período da tarde, com participação de funcionários do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu.

O ciclo de palestras começou com o tema “Nutrição”, onde o nutricionista Ricardo Ogawa deu dicas sobre prevenção da obesidade. Ele falou sobre cirurgia bariátrica, a relação entre índice de massa corpórea, circunferência abdominal e os riscos de doenças cardíacas, entre outros assuntos relacionados ao tema.

Na sequência, a enfermeira Neide Jacob, do setor de oncologia do HRLB, falou sobre “Câncer”. A palestrante abordou as principais causas do câncer, que é a segunda causa de morte no mundo, que vão desde cigarro (35%) até fatores hereditários (10%). Segundo pesquisas, 80% dos tipos de câncer são evitáveis, com simples alterações de rotina: alimentação saudável e prática de exercícios. Segundo Neide, “a prevenção é a solução”, concluiu na palestra.

Os participantes também aprenderam sobre “Cuidados com a pele”, com Cintia Garcia, do Espaço Cintia Garcia. Ela falou sobre tipos de pele, produtos adequados e a importância do uso do filtro solar, diariamente, reaplicando a cada duas horas, independente de exposição solar, já que a luz de ambientes internos também favorece o câncer de pele.

A fisioterapeuta Cristine Weidle, do HRLB, abordou o tema “Conhecendo seu períneo”. Ela deu dicas para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, tanto para homens quanto para mulheres.

Além de toda a troca de conhecimentos, os participantes da SIPAT tiveram atividades físicas bem animadas com a Academia Sport Fit. Como recreação, os funcionários se divertiram com pebolim e com um coffee break.

A SIPAT tem como objetivo trazer à tona temas atuais para a saúde dos funcionários do CONSAÚDE e proporcionar momentos de lazer e descontração. A SIPAT 2017 contou com apoio de voluntários e de empresas que doaram desde a decoração até brindes que foram sorteados entre os participantes.

Compartilhe