CONSAÚDE realiza campanha Novembro Azul

O CONSAÚDE realizou nesta terça-feira, 08, atividades do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante todo o dia, no prédio do CEFORH, foram realizados exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) para funcionários do HRLB. Teve também palestra sobre o tema com o urologista Dr. Renato dos Santos Aucelio.

O CEFORH foi decorado especialmente para a realização da campanha. O objetivo do CONSAÚDE é conscientizar funcionários sobre a importância de cuidar da saúde, em especial sobre a realização dos exames, periodicamente. No caso do exame PSA, ele é importante para a detecção do câncer de próstata, que atinge os homens principalmente a partir dos 45 anos, sendo um exame de sangue extremamente eficiente.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ideia é fazer com que os homens entendam a importância dos exames, que detectam o câncer precocemente, aumentando as chances de cura. Descobrindo-o precocemente, por meio de exame preventivos, que é o Exame PSA e o Toque Retal, é possível detectar a HPB (hiperplasia prostática benigna), que é o aumento do volume da próstata e não é cancerígena, e também o câncer em fase inicial e ainda curável.

Compartilhe