CONSAÚDE realiza exames durante Novembro Azul

O CONSAÚDE, em comemoração ao Novembro Azul, realizou exames de PSA entre funcionários do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, do CAR e Laboratório Regional, de Registro. Novembro Azul é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. O evento teve a colaboração de funcionários do CONSAÚDE.

Durante as atividades em alusão ao Novembro Azul, os funcionários participaram de uma palestra sobre o tema que foi realizada no CEFORH, em Pariquera-Açu, com o urologista Dr. Renato dos Santos Aucelio.

Cuidados

O PSA (prova do antígeno prostático) é um exame preventivo, que avalia a quantidade do antígeno no sangue. O PSA é um ingrediente produzido do sêmen produzido pela próstata. A realização do PSA e do toque retal rotineiro permite identificar lesões em fases precoces e diminuir a probabilidade de morrer por complicações do câncer. Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade.

A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Um dos objetivos do CONSAÚDE, ao participar da campanha, foi alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, mobilizando a população masculina para que se torne responsável por sua própria qualidade de vida.

Compartilhe