Equipes do CONSAÚDE organizam um almoço especial em comemoração do Dia da Mulher

A decoração das mesas foi feita com todo o cuidado. O cardápio foi todo especial, elaborado com muito carinho. A ideia de fazer um almoço em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) partiu das nutricionistas Hélia Saguchi e Sabrina Rocha Gomes, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE).

Tudo começou em fevereiro, quando as nutricionistas pensaram em fazer um almoço temático em cada mês, começando pelo Dia da Mulher. Para fazer a homenagem, elas escolheram oito mulheres, profissionais do CONSAÚDE com mais tempo de casa, a fim de representar todas as mulheres. São elas: Sandra Maria Assumpção, Dejanira Klepa, Sandra Maria Adorno, Ana Estela Correa Batista, Clarice Ramos, Eli Braz, Rosa Maria Klepa e Alvina Aparecida Zeiyn.

A homenagem às mulheres começou com um café da manhã diferenciado, dedicado a todas as profissionais do CONSAÚDE. Já o almoço foi dedicado a estas oito mulheres que representaram todas as guerreiras! A decoração do refeitório foi especial, contando histórias de 16 mulheres que fizeram a diferença no mundo: Florance Nightingale, Maria da Penha Maia Fernandes, Malala Yousafzai, Zilda Arns, Tarsila do Amaral, Marielle Franco, entre outras. Dentre elas, a enfermeira Ruth Gouvêa de Bundesen, falecida em 2020 e que contribuiu com o desenvolvimento da saúde no Vale do Ribeira. Ela foi a primeira enfermeira da região, fundadora e diretora da Escola de Auxiliar de Enfermagem do HRLB/CONSAÚDE, posteriormente o CEFORH/CONSAÚDE, um trabalho de cerca de 50 anos.

Cada história destas mulheres ficará fixada em um display, feito em material reciclado para que as pessoas possam conhecer ou relembrar a trajetória de cada uma. As nutricionistas contaram com o apoio da diretoria, do CEFORH e equipes do CONSAÚDE, dentre os profissionais, Valdirene Bortoloti. Na decoração das mesas, foram utilizadas garrafas como vasos e plantas da região, doadas pelas funcionárias Teresa Cristina e Maria Alice.

O cardápio foi feito com muito amor: arroz, feijão, frango à parmegiana, batata rústica com alecrim, folhas verdes com beterraba, cenoura e pupunha. De sobremesa, mousse de maracujá e para refrescar, suco de limão com laranja. Cada homenageada recebeu de lembrança uma caixa de bombom e vasinho de flores.

As equipes já estão pensando nos próximos eventos! Com certeza, o Dia Internacional da Mulher foi um grande sucesso! A coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética, Hélia Saguchi, explicou que no HRLB/CONSAÚDE a maioria dos funcionários são mulheres, e muitas são mães, esposas e alicerce de suas famílias. “Como elas, sabemos da dificuldade que passam no seu dia a dia, e utilizaremos uma frase da Zilda Arns que está em uns dos nossos displays como um lema para nossas vidas: ‘Não se enganem, uma gotinha no oceano faz, sim, muita diferença. Esse é o nosso papel em qualquer esfera em que estivermos, fazer a diferença apesar das dificuldades’. Como nosso setor trabalha com alimentação, o almoço foi uma forma de acariciar uma pequena parcela de mulheres da nossa Instituição”, disse.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE Rildo de Jesus Nantes da Cunha prestigiou o evento e agradeceu a iniciativa. “São atitudes como esta que nos motivam e engrandecem a instituição. Quero parabenizar a todas as mulheres, em nome do Presidente do Consórcio, prefeito Vinicius, pelo Dia Internacional da Mulher. Em especial, parabenizar as profissionais do CONSAÚDE que são guerreiras e fazem a diferença no Vale do Ribeira. É uma felicidade muito grande estar com pessoas tão abnegadas e que têm tanto amor ao próximo. Que Deus abençoe as mulheres”, finalizou.

Casa da Gestante

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) também organizou um café da manhã especial para as mulheres acolhidas no espaço e que passaram em consulta neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A fisioterapeuta Erli realizou uma atividade junto às mulheres, o famoso “Jogo do Chapéu” com a pergunta “você tira o chapéu para esta pessoa?”. Cada mulher recebe um chapéu que tem um espelho dentro. Na dinâmica, todas recebem o chapéu e ao olhar dentro dele, no espelho, devem falar sobre “aquela pessoa”, sem citar nomes. Ao final da atividade, cada mulher fala de si mesma e o motivo de “tirar o chapéu”. É um jogo de muitas descobertas e autoconhecimento!

As funcionárias da Casa da Gestante também prepararam uma mesa especial de guloseimas para comemorar a data especial para as mulheres, com muito carinho e capricho! Foi um dia especial, celebrando a arte de ser mulher.

Compartilhe