Uso Racional de Medicamentos no HRLB/CONSAÚDE, uma ação que reflete diretamente na saúde dos pacientes

As equipes do CONSAÚDE promovem o Uso Racional de Medicamentos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), um trabalho que se reflete na adesão dos pacientes ao tratamento após a alta hospitalar.

Apesar da dispensação de medicamentos pós alta hospitalar ser de responsabilidade da atenção básica, as equipes do HRLB/CONSAÚDE verificaram a necessidade da entrega do tratamento completo para os medicamentos antimicrobianos. No caso das demais medicações, é feita a entrega para um tempo estimado de cinco dias, ou adaptável quando a alta ocorre aos fins de semana ou feriados.

Importante ressaltar que, como o Hospital é de alta e média complexidades e que alguns medicamentos não estão disponíveis na atenção básica, o CONSAUDE dispõe para os municípios a adesão a ata de medicamentos por meio de licitação pública, o que permite ao município quando necessário, que o mesmo faça a aquisição. Desta maneira, os pacientes recebem o tratamento completo para os medicamentos antimicrobianos e os demais suficiente para 05 dias, ou ajustável. Assim, cada município teria tempo hábil para aquisição dos medicamentos sem prejuízos à terapêutica dos pacientes.

“Contando-se com o sistema de logística farmacêutica, seguindo os princípios do SUS e garantindo a parceria com as demais unidades municipais, as quais estão envolvidas no processo de acolhimento ao paciente que retorna ao seu lar após uma internação, é possível dar continuidade ao tratamento medicamentoso iniciado na unidade hospitalar, evitando interrupções e garantindo a eficácia do tratamento”, explica a farmacêutica responsável e Coordenadora do Serviço de Farmácia do HRLB/CONSAÚDE, Flávia Rascado.

A ação foi implantada há mais de 10 anos no Hospital e já foi alvo de estudos devido sua eficácia. Em 2011, o HRLB/CONSAÚDE foi classificado entre os dez melhores trabalhos de todo o país, concorrendo ao ‘Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do uso Racional de Medicamentos”. O trabalho do setor de farmácia foi um dos selecionados para a segunda fase na categoria “Experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde.”

Segundo a farmacêutica Flavia Rascado, um dos maiores desafios eram os antimicrobianos. “Com a falha na adesão destes, haveria prejuízos ao tratamento dos pacientes. Definimos então que em todas as altas hospitalares com antimicrobianos, os pacientes levariam os medicamentos para casa. Assim, acolhemos de forma efetiva, humanizada e integral o processo de saúde dos nossos pacientes no âmbito da desospitalização”, explicou.

O trabalho é aprimorado a cada ano, tornando-se uma rotina e um protocolo institucional. A gestão do CONSAÚDE também garantiu que os municípios consorciados pudessem aderir à Ata de Registro de Preço de Medicamentos, podendo adquirir as medicações padronizadas pelo Consórcio com as mesmas especificações e valores, efetivando a continuidade do tratamento farmacológico dos pacientes da região. Além de toda a facilidade, as medicações dispensadas pós-alta hospitalar seguem todos os critérios utilizados internamente no HRLB através da Comissão de Farmacia e Terapêutica, garantindo segurança ao paciente.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE Rildo de Jesus Nantes da Cunha agradeceu o desempenho e dedicação das equipes. “É a força do trabalho em equipe que tornou possível esta grande conquista para a saúde regional. Agradecemos e parabenizamos todas as equipes envolvidas em projetos que fazem do Consórcio uma instituição diferenciada e que trata a humanização do atendimento aos pacientes com o valor que merece. Dar a garantia de um bom tratamento, imediatamente após a saída hospitalar, é compromisso do CONSAÚDE com pacientes e os municípios consorciados. Parabéns a todos profissionais pelo carinho com que realizam esta ação de uso racional de medicamentos”, finalizou o superintendente.

Compartilhe