HRLB completa 67 anos de uma história dedicada a promover saúde no Vale do Ribeira

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, completa 67 anos de história no dia 28 de janeiro. São décadas de um trabalho dedicado à saúde da população do Vale do Ribeira e de muitos avanços.

O HRLB foi construído em Pariquera-Açu, em 1950, pelo governador Adhemar Barros, em terreno doado pela família Zanella, tradicional no município. Tratava-se de um hospital de grande porte considerando-se as demandas regionais da época e, desde o início, enfrentou problemas para atrair e fixar profissionais da área médica, por conta da distância da região dos grandes centros. Para suprir a falta de técnicos, a saída foi a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e forma profissionais que atuam no HRLB.

O Hospital contou sempre com a dedicação de profissionais abnegados e passou por transformações que se refletiram nos anos seguintes. Importante relembrar que no final da década de 1989 foi criado o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região – o então Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Ambulatório de Especialidades e o Instituto Adolfo Lutz.

Diante da necessidade de transformar a ação política em gestão técnica foi instituído, em 2001, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foi o início de um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.  A partir daí, novos serviços foram implantados no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados.

Atualmente, o HRLB possui um total de 205 leitos, sendo 151 para internação, 9 leitos de UTI adulto, 7 de UTI e 7 de UCI Neonatal, 21 leitos de observação e 10 obstétricos. Mensalmente, realiza uma média de mais de 4 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 7 mil consultas ambulatoriais.

Hoje, 930 funcionários garantem o atendimento em saúde de qualidade a uma população de mais de 322 mil habitantes. E o trabalho está ganhando um suporte: ao lado do atual prédio, foi erguido um novo edifício com cinco pavimentos. O local abrigará mais 60 leitos de internação, 20 de UTI adulto e 28 leitos de observação, 5 salas cirúrgicas e um Pronto-Socorro. Serão quase 9 mil metros quadrados, obra realizada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e que segue o cronograma previsto. O HRLB vem, há 67 anos, cumprindo uma importante missão, que é promover a atenção integral à Saúde, oferecendo serviço de qualidade à população do Vale do Ribeira, com atendimento humanizado e multiprofissional, integrado ao SUS.

O CONSAÚDE agradece a todos funcionários e personalidades que, direta ou indiretamente, ajudaram a construir a história do HRLB. Aqui, milhares de vidas foram salvas, outras milhares nasceram. Dia a dia, milhares de pessoas podem contar com o acolhimento e o atendimento em saúde e ajudam o HRLB a contar sua história, 67 anos dedicados ao atendimento em saúde e auxiliando a vida a seguir seu curso.

Compartilhe